
Estão abertas as inscrições para a 24ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), de reconhecimento a ações de proteção, preservação e divulgação do patrimônio cultural brasileiro.
Nesta edição, o Prêmio está inserido nas comemorações do Ano Internacional do Afrodescendente e homenageia o centenário de nascimento do artista plástico Carybé.
As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de julho nas Superintendências do Iphan em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal.
Cada ação só poderá ser inscrita em um das sete categorias seguintes: Promoção e Comunicação, Educação Patrimonial, Pesquisa e Inventário de Acervos, Preservação de Bens Móveis, Preservação de Bens Imóveis, Proteção do Patrimônio Natural e Arqueológico; ou Salvaguarda de Bens de Natureza Imaterial.
Os candidatos, pessoas físicas ou jurídicas, deverão apresentar um dossiê ilustrado para caracterizar plenamente a atividade. Comissões presididas pelas Superintendências do Iphan em cada unidade federativa promoverão a pré-seleção das ações. Em seguida, as ações pré-selecionadas serão encaminhadas para a Comissão Nacional de Avaliação.
Os resultados serão anunciados no mês de outubro. Os vencedores de cada categoria serão premiados com troféu, certificado, selo de identificação e R$ 20 mil. O edital da 24ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade está disponível no site www.iphan.gov.br.
Rodrigo Melo Franco de Andrade
O advogado, jornalista e escritor Rodrigo Melo Franco de Andrade nasceu em 17 de agosto de 1898 em Belo Horizonte. Foi redator-chefe e diretor da Revista do Brasil. Na política foi chefe de gabinete de Francisco Campos, atuando na equipe que integrou o Ministério da Educação e Saúde do governo Getúlio Vargas.
O jornalista que dá nome ao prêmio - criado em 1987 - comandou o Iphan desde sua fundação em 1937, até 1968. A homenagem foi em reconhecimento a ações de proteção, preservação e divulgação do patrimônio cultural brasileiro.
Fonte: Site Seduc GO
Nenhum comentário:
Postar um comentário