
Com o tema Mulheres, Museus e Memórias, tem início nesta segunda-feira (19) a 5ª Primavera dos Museus, evento que, durante toda a semana – até o dia 25 -, movimentará instituições museológicas e culturais de todo o país, com a participação das comunidades. A iniciativa é do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado ao Ministério da Cultura, que na semana passada lançou o evento na Câmara dos Deputados, em Brasília, com a presença de diversas parlamentares e da presidente substituta do Ibram, Eneida Rocha.
Neste ano, o evento conta com a participação de 589 instituições, que por sua vez promoverão 1.779 atividades, totalizando a participação de 310 cidades de todas as regiões brasileiras. O tema da edição 2011 abre espaço para a indagação sobre como o gênero, a mulher e o feminino estão sendo pensados no período contemporâneo.
Por ocasião do lançamento do evento, dia 14, Eneida Rocha citou nomes de “mulheres à frente do seu tempo”, como a poetisa Cora Coralina e a benemérita Eufrásia Teixeira Leite. Ela também enfatizou o andamento da criação do Museu Nacional da Mulher Brasileira, um projeto que é fruto de parceria do Ministério da Cultura com a Secretaria de Políticas para as Mulheres, cujo objetivo é valorizar a presença feminina na arte.
Variedades compõem a programação
A Primavera dos Museus é coordenada pelo Ibram e realizada pelas instituições culturais e museológicas do Brasil. Nos anos anteriores, o evento já ofereceu ao público mais de três mil ações. Sempre acontece no início da Estação da Primavera, com a finalidade abrir um debate sobre temas da atualidade junto às instituições museais e as populações.
Durante a semana são oferecidos seminários, exposições, oficinas, espetáculos musicais, de teatro e de dança, mesas-redondas, visitas guiadas, exibições de filmes e uma série de outras atividades.
A 5ª Primavera dos Museus apresenta uma programação ampla e cheia de variedades em todo o país. Dentre elas, estão as visitas guiadas ao Museu do Futebol, em São Paulo, dias 22, 24 e 25, com o objetivo de estimular os visitantes a refletirem sobre a presença e contribuições das mulheres no futebol e, a partir dele, na construção da identidade e história do brasileiro.
Outra ação interessante será o Sarau da Primavera, a se realizar no dia 25, no Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato, em Taubaté (SP), onde haverá interpretação feminina na dança, poesia, música e teatro.
Outro destaque fica por conta da mostra de vídeo Memória Viva das Caixeiras do Divino, de 19 a 23, no Museu Casa Histórica de Alcântara, no Maranhão.
Também chama a atenção a ação educativa Leitura de Imagem e o feminino (Pintura), a partir de obras de Lasar Segall. O ponto alto é a análise de fotografias e desenhos de suas modelos de referência e discussão sobre o seu processo de criação.
Uma atração imperdível será o show de encerramento da iniciativa do Ibram, com Nana Caymmi, dia 25, nos jardins do Museu da República, no Rio de Janeiro.
Confira a programação completa da 5ª Primavera dos Museus
Leia a matéria sobre o lançamento do evento, na Câmara dos Deputados
(Texto: Glaucia Lira, Ascom/MinC)
Fonte: Site MinC
Nenhum comentário:
Postar um comentário