Prorrogadas inscrições para o Bolsa Futuro

Para garantir o atendimento à demanda e evitar filas, a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sectec) decidiu prorrogar o período da segunda fase de inscrições do Bolsa Futuro, programa de qualificação profissional do Governo de Goiás. Com a medida, as inscrições – que se encerrariam nesta sexta-feira (30/3) – serão estendidas até o próximo dia 11 de abril.

A prorrogação também ocorre em meio ao fim da paralisação na Rede Estadual de Ensino. Em alguns municípios, escolas e as Subsecretarias Regionais de Educação eram pontos estratégicos de inscrições para o Bolsa Futuro. Segundo o secretário Mauro Faiad, a prorrogação visa atender à demanda crescente por inscrições às vésperas do fim do prazo estabelecido para a segunda fase.

A prioridade da segunda fase de inscrições do Bolsa Futuro é para os cidadãos goianos integrantes de famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa. Ainda assim, permanecem abertas as inscrições para os goianos que pertençam a famílias beneficiárias do Renda Cidadã ou do Bolsa Família (público-alvo prioritário da primeira fase de inscrições, que terminou em 16 de fevereiro).

Além dos cursos gratuitos, a inscrição no programa garante ao aluno incentivo financeiro de R$ 75,00 mensais durante os seis meses de duração das aulas. Os alunos com nota média igual ou superior a 8 pontos (numa escala de zero a 10) receberão um mês adicional de incentivo financeiro. Os cursos Bolsa Futuro são: técnico de vendas; secretariado e rotinas administrativas; recepção de hotel e atendente de bar; reprodução animal e produtividade do gado bovino leiteiro; técnicas agrícolas; destilador de álcool; cuidador de idosos e crianças; porteiro e zelador; básico em eletricista e encanador; e caldeireiro.

A carga horária semanal do curso será de 12 horas-aula semanais, 8 a distância (modelo Ensino a Distância, EaD), via internet, e 4 presenciais. Os cursos terão a certificação do Ministério da Educação (MEC). As aulas via internet serão oferecidas por meio do site do Bolsa Futuro. As 4 horas-aulas presenciais serão feitas em um dos polos do Bolsa Futuro.

Os alunos com nota final média acima de 8 pontos (numa escala de 0 a 10) receberão mais um mês de incentivo financeiro extra. Ao final do curso, a Sectec inserirá a relação de alunos e sua classificação num cadastro de trabalhadores qualificados, que será levado ao conhecimento das empresas de todo o Estado.


Fonte: Sectec GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário